O Primata

Meu nome é Davi Simões. Sou graduando em Física e trabalho com divulgação científica, pesquisa em Física Teórica e, principalmente, com produção de vídeos no Youtube (em dois canais diferentes).

O Primata Falante

O Primata Falante é um projeto de divulgação científica e crítica social que iniciei em 2012 e revitalizei em 2015. Sempre gostei de produzir textos e vídeos, e esse projeto é minha forma de unir esse gosto à vontade de ver uma sociedade mais bem informada, igualitária e tolerante.

Meu objetivo é produzir conteúdos que possam ensinar, levar a refletir, fascinar, questionar, promover o diálogo sobre assuntos científicos, sociais e outros. Além, é claro, de dar vazão à minha própria curiosidade e interesses.

Atualmente, já postei mais de 100 vídeos sobre diversos assuntos, indo desde ensinar Física de forma simples e leve até questionar problemas sociais profundos de nossa sociedade. Também já postei inúmeros textos, mas antes postava em blogs e redes sociais, até que resolvi centralizar todos neste site, de forma que eles não se percam no ritmo frenético do Facebook e outros.

Canal Principal

No Primata Falante posto vídeos detalhados e bem referenciados trazendo meu olhar sobre os mais diversos assuntos do nosso dia a dia – seja a ciência de filmes e séries que assisto, descobertas científicas importantes, conceitos básicos de física, problemas sociais e políticos, história do nosso país, etc. etc. etc..

Canal Secundário

No Primata Falante 2 posto vídeos mais informais, opinativos, respondo dúvidas que foram comentadas nos vídeos do canal principal e outros vídeos que não acho que caberiam bem no canal principal.

Site

No site posto textos sobre assuntos que considero relevantes, notícias recentes, polêmicas que eu não pretendo abordar em vídeos, reflexões sobre questões que me interessam e outros.

Patrocinadores e Apoiadores

Todo o trabalho do Primata Falante é atualmente feito por uma pessoa só (eu), desde a construção e manutenção deste site, das redes sociais, a pesquisa de vídeos, montagem de roteiros, filmagens, decupagem e edição de vídeos, sonorização, miniaturas, postagem e tudo mais. Pretendo construir uma equipe uma vez que possa bancá-la, de forma a melhorar e agilizar todo esse trabalho.

O Adsense do Youtube gera uma pequena (beeeem pequena) receita mensal. Esse valor é proporcional à quantidade de anúncios que aparecem em cada vídeo do canal. Assim, quanto mais visualizações e mais vídeos, maior esta receita. Principalmente por isso, existem muitos canais que hoje postam três vídeos por dia – obviamente com conteúdos que exigem pouco investimento em pesquisa e montagem de roteiro.

Porém, para o tipo de conteúdo que produzo, não há como postar vídeos com uma agenda fixa e constante se quiser manter a qualidade de cada vídeo – especialmente considerando que ainda não posso me dedicar ao canal em tempo integral, já que a renda que este gera não é suficiente pra que eu abra mão de outras atividades profissionais (além de ainda precisar concluir a graduação).

Já recebi propostas de patrocínio para o canal e estou aberto a este tipo de parceria caso surjam parcerias interessantes, porém preciso tomar o cuidado de não assumir parcerias comerciais que comprometam minha abordagem dos diversos temas ou a qualidade do conteúdo que produzo. Falo de todos os assuntos que me interessam e muitas vezes apresento um ponto de vista claro e contundente sobre questões polêmicas – tenho vídeos onde critico o conservadorismo, falo da homofobia no Brasil, de ateísmo e outros. Isso acaba por fechar algumas portas, comercialmente falando.

O que me permite atualmente abordar qualquer assunto de forma livre e sem preocupações comerciais e publicitárias é o financiamento por parte daqueles que acompanham meu trabalho. Sendo financiado por aqueles que apoiam o trabalho que faço, tenho a liberdade de continuar fazendo este trabalho sem amarras ideológicas ou risco de ter que interromper o trabalho por ter postado uma opinião ou falado de um assunto controverso.

Redes Sociais

  • Twitter: @davirsimoes
  • Twitter: @primatafalante
  • Snapchat: davirsimoes
  • Facebook: Primata Falante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s